EFICÁCIA VINCULANTE: A ÊNFASE À RATIO DECIDENDI E À FORÇA OBRIGATÓRIA DOS PRECEDENTES

Autores/as

  • Luiz Guilherme Marinoni Universidade Federal do Paraná Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.71144/2966-4977.1.2011.32

Palabras clave:

Rediscussão, Constitucionalidade, Supremo Tribunal Federal

Resumen

Partindo do pressuposto de que é certo que a alteração da realidade social e dos valores da sociedade, assim como a evolução da tecnologia, podem fazer com que norma, já declarada constitucional, transforme-se em inconstitucional, Luiz Guilherme Marinoni, no artigo “Eficácia Vinculante: a ênfase a ratio decidendi e à força obrigatória dos precedentes”, admite a possibilidade de rediscussão, pelos tribunais constitucionais, de normas já declaradas (in)constitucionais, sob o argumento de que a modificação do estado de fato e do direito faz surgir outra causa de pedir e, por consequência, outra ação, que sem seja violentada ou desconsiderada a decisão e a coisa julgada anteriormente formadas a partir de outros fatos de outro panorama jurídico. O autor também discute as características e as consequências da força obrigatória dos precedentes (previsibilidade) em relação à coisa julgada material (imutabilidade), anotando, por certo, que somente o Supremo Tribunal Federal tem poder para revisar os seus precedentes, e que a eficácia vinculante alemã isola os fundamentos determinantes da decisão, impedindo que os órgãos inferiores que aplicam o direito possam discordar deles. Para ele, em relação ao que decide qualquer membro do Tribunal, seja recente ou antigo, deve expressar fundamentação capaz de evidenciar que o precedente perdeu a sua razão de ser em face da alteração da realidade social, da modificação dos valores, da evolução da tecnologia ou da alternância da concepção geral do direito.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Luiz Guilherme Marinoni, Universidade Federal do Paraná

    Professor Titular de Direito Processual Civil da UFPR. Pós-Doutorado na Universidade Estatal de Milão. Visiting Scholar na Columbia University. Advogado em Curitiba e em Brasília.

Referencias

.

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

MARINONI, Luiz Guilherme. EFICÁCIA VINCULANTE: A ÊNFASE À RATIO DECIDENDI E À FORÇA OBRIGATÓRIA DOS PRECEDENTES. Revista da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa, João Pessoa, Brasil, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.71144/2966-4977.1.2011.32. Disponível em: https://revistapgmjp.com.br/index.php/ojs/article/view/32. Acesso em: 29 nov. 2025.