DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO

REFLEXOS SOBRE O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E A DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA

Autores

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro Universidade de São Paulo Autor

DOI:

https://doi.org/10.71144/2966-4977.1.2011.30

Palavras-chave:

Princípio da legalidade, Constitucionalização, Direito Administrativo

Resumo

O artigo aborda a evolução do princípio da legalidade, a qual teria caminhado por várias fases, acompanhando as transformações do próprio modelo do Estado de Direito. Ademais, a constitucionalização do direito administrativo brasileiro não constitui um dado novo; ela sempre existiu, em maior ou menor grau, em praticamente todas as Constituições, e vem crescendo até o momento atual, especialmente por força de Emendas à Constituição. Mesmo assim, estamos muito longe da discricionariedade entendida como poder político, própria do Estado de Polícia e herdada, parcialmente, no primeiro período do Estado de Direito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Sylvia Zanella Di Pietro, Universidade de São Paulo

    Mestre, Doutora e Livre-Docente pela Faculdade de Direito da USP. Procuradora do Estado de São Paulo (aposentada). Professora Titular de Direito Administrativo da USP.

Referências

ALMEIDA, Fernando Dias Menezes de Almeida. Mecanismos de consenso no direito administrativo. In: ARAGÃO, Alexandre dos Santos, e MARQUES NETO, Floriano de Azevedo (coordenadores). Direito administrativo e seus novos paradigmas. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008, p. 335-349.

CASTRO, Carlos Roberto de Siqueira. O devido processo legal e a razoabilidade das leis na nova Constituição do Brasil. Rio de Janeiro: Forense, 1989.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Discricionariedade administrativa na Constituição de 1988. São Paulo: Atlas, 2001.

FAGUNDES, Miguel Seabra. Conceito de mérito administrativo. RDA, 23/1-16.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Estado de Direito e Constituição. São Paulo: Saraiva, 1988.

MARTÍN, Carlos de Cabo. Sobre el concepto de ley. Madri: Editorial Trotta, 2000.

VEDEL, George e DELVOLVÉ, Pierre. Droit administratif. Paris: Presses Universitaire de France, 1984.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

ZANELLA DI PIETRO, Maria Sylvia. DA CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO ADMINISTRATIVO: REFLEXOS SOBRE O PRINCÍPIO DA LEGALIDADE E A DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA. Revista da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa, João Pessoa, Brasil, v. 1, n. 1, 2011. DOI: 10.71144/2966-4977.1.2011.30. Disponível em: https://revistapgmjp.com.br/index.php/ojs/article/view/30. Acesso em: 29 nov. 2025.